Papo Político - CBN Paraíba
    • Notícias
    • Programação
    • Futebol
    • Colunistas
    • Podcasts
    • Contato

Papo Político

por CBN Paraíba
Os jornalistas Laerte Cerqueira, Angélica Nunes e João Paulo Medeiros trazem os destaques da semana, os bastidores e as análises da cena política da Paraíba.
  • Tempo do podcast 00:27:52

    #62 – ICMS é colocado na fogueira eleitoral

    Na tentativa de conter e reduzir o preço dos combustíveis, o governo federal tem defendido mudanças na cobrança do ICMS sobre o diesel, gasolina, etanol e gás de cozinha GLP. Em alguns casos, como diesel e gás de cozinha, zerar o ICMS e compensar os estados com repasse de R$ 29 bilhões, em cinco parcelas, até o fim do ano. No caso da gasolina e outros combustíveis, limitar a cobrança em 18% do ICMS e zerar os impostos federais. O ICMS é colocado na fogueira eleitoral e esse é o tema de uma conversa com o advogado tributarista Jurandi Eufrauzino. Neste episódio, ele opina sobre as propostas de redução que passaram pelo Congresso e fala das repercussões positivas e negativas depois da investida do governo. Laerte Cerqueira conduz o bate-papo.

    Publicado em 17/06/2022
  • Tempo do podcast 00:24:14

    #61 – Arrasta-pé começa com cenário político-eleitoral embaraçado

    As apostas vão parar nos coretos e praças juninos. Chegou o mês do São João e o cenário eleitoral paraibano continua com muitas incertezas e indefinições. As festas, por sua vez, serão mais uma vez palco de articulações. Campina, Bananeiras, Patos, Monteiro, Santa Rita e pelo menos quatro dezenas de municípios estão na lista de cenários para as movimentações político-eleitorais. Elas estarão também sob o olhar atento dos órgãos de controle para evitar o exageros e o desperdício do dinheiro público. A quatro meses da eleição cinco pré-candidatos ao governo continuam firmes e um novo nome entra no jogo. Neste edição, Laerte Cerqueira, Angélica Nunes e João Paulo Medeiros comentam sobre as escolhas dos vices governadores, sobre posicionamento do partido Republicanos no jogo político e as disputas que podem ser travadas num possível segundo turno.

    Publicado em 03/06/2022
  • Tempo do podcast 00:39:05

    #60 – Fraudes na cota de gênero: os efeitos práticos (e simbólicos) da cassação de mandatos de deputados da Paraíba

    O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba cassou o mandato de três deputados estaduais, Bosco Carneiro (Republicanos), Chió (Rede), Dr. Érico (MDB), eleitos na Coligação A Força do Trabalho 5, nas eleições de 2018. Com a anulação e retotalização de votos, determinadas pela Corte, quem também pode perder o mandato é a suplente Rafaela Camaraense (PSB). A acusação é de que houve fraude na cota de gênero no Cidadania, antigo PPS. O partido integrava a coligação. Seis mulheres, segundo a Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral, foram usadas pela legenda para cumprir a legislação, mas não realizaram campanha. Ou seja, eram candidatas laranjas. Neste episódio do Papo Político, a gente conversa com os advogados eleitoralistas Rodrigo Farias, Frederich Diniz e Edísio Souto sobre esse caso concreto, os efeitos práticos e simbólicos, mas também colocamos em discussão a questão da cassações de políticos geradas por fraudes dos partidos.

    Publicado em 27/05/2022
  • Tempo do podcast 00:22:12

    #59 – As indefinições que ainda rondam o cenário político-eleitoral na Paraíba

    Aos poucos o cenário vai tomando forma, mas algumas dúvidas rodam o debate político-eleitoral dia após dia na Paraíba. Uma delas é o lugar que o deputado federal, Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), irá ocupar na corrida eleitoral. Aguinaldo é uma incógnita, tenta garantias, mas, para muitos, enfraquece a base do governo quando não define onde estará. Definido, mas sob pressão está o Republicanos. Suas principais lideranças já empenharam apoio ao pré-candidato ao Senado, Efraim Filho (UB), mas uma contraofensiva governista coloca a fidelidade à prova. Um nome do Republicanos pode compor a chapa majoritária do governo. Depois dessa definição, o que pode acontecer? Laerte Cerqueira e João Paulo Medeiros analisam o cenário.

    Publicado em 20/05/2022
  • Tempo do podcast 00:24:43

    #58 – Vaquinha virtual liberada

    Os pré-candidatos que vão disputar as eleições de outubro estão autorizados a realizar campanha prévia de financiamento coletivo, a chamada vaquinha virtual, a partir de 15 de maio. Mas a doação e liberação dos recursos têm regras e condições. Essa modalidade de arrecadação para campanhas eleitorais foi regulamentada em 2017 e utilizada nas Eleições Gerais de 2018 e nas Municipais de 2020. Neste episódio, a gente explica como o eleitor pode fazer as doações, quais as regras, como e quando o pré-candidato pode usar o dinheiro. O advogado eleitoralista José Fernandes Mariz ainda explica detalhes sobre os valores e a importância desse dinheiro para políticos de partidos pequenos, ou para quem ainda não consegue se beneficiar com o dinheiro público destinado a financiar as disputas eleitorais.

    Publicado em 13/05/2022
  • Tempo do podcast 00:28:10

    #57 – A direita da PB unida no palanque de Bolsonaro?

    Neste episódio, Laerte Cerqueira, Angélica Nunes e João Paulo Medeiros comentam a repercussão da visita do presidente Jair Bolsonaro, pré-candidato a presidência da República, à Paraíba. Ele veio inaugurar duas obras e, claro, fazer pré-campanha, sentir sua popularidade em uma região que precisa de votos. Saiu empolgado... Por outro lado, deixou muita ciumeira. Bolsonaristas que buscam espaço e valorização na disputa de outubro perceberam que seus “lugares” podem ser invadidos, numa estratégia para ampliar capital eleitoral. Entre um olhar atravessado e outro, vimos a direita da PB unida no palanque de Bolsonaro. E o que isso representa a partir de agora? Em live aqui na Paraíba, o presidente anunciou auditoria do partido dele, o PL, nas urnas eletrônicas. Seu “algoz” no TSE, Luis Roberto Barroso, em Campina Grande, defendeu a segurança do sistema eleitoral brasileiro e atacou as milícias digitais. Não dá nomes, mas nem precisava. Ajusta o som e confere este Papo Político.

    Publicado em 06/05/2022
  • Tempo do podcast 00:26:29

    #56 – Ciumeira político-eleitoral toma conta da disputa na Paraíba

    Foi a semana de externar a ciumeira política na Paraíba. Todo mundo querendo “colar” os nomes nos cabos eleitorais. Veneziano (MDB), pré-candidato ao governo da PB, quer apoio exclusivo de Lula. Lula quer todo mundo e João Azevêdo (PSB), pré-candidato à reeleição, contenta-se com a metade do apoio. O pré-candidato ao Senado, Bruno Roberto (PL), não quer Bolsonaro com ninguém e em qualquer tentativa de aproximação, ele “puxa a peixeira” virtual nas redes sociais e diz que o apoio do presidente já tem dono. Foi assim com Sérgio Queiroz, recentemente, e, esta semana, com Efraim Filho, que está cada vez mais bolsonarista. Ambos são pré-candidatos ao Senado. Nesta edição do Papo Político, Laerte Cerqueira e Angélica Nunes comentam os movimentos políticos da semana, os bastidores e a repercussão dos fatos que vão desenhando como será a eleição em outubro na Paraíba, a 5 meses da votação.

    Publicado em 29/04/2022
  • Tempo do podcast 00:20:54

    #55 – Os jovens ouvem o chamado para tirar o título do eleitor 

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a registrar um aumento no número de jovens interessados em votar na Eleição deste ano. As novas emissões ocorrem em meio a uma campanha de mobilização promovida pela Justiça Eleitoral, nas redes sociais, com ajuda espontânea de celebridades e influenciadores digitais. De acordo com as estatísticas oficias, até janeiro deste ano, o TSE registrava, no total, pouco mais de 730 mil títulos emitidos para jovens de 16 a 17 anos de idade. Agora, já são mais de um milhão e cem novos eleitores. Para os adolescentes de 16 e 17 anos, o voto é facultativo. Nesta edição edição, vamos saber como está a situação aqui na Paraíba e discutir sobre consciência política. A gente volta a conversar com Vanessa do Eypto, coordenadora do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Quem também participa é Iasmin Soares, que conduz o projeto “Politizades”, da Rede Paraíba de Comunicação. O projeto coloca em destaque a importância da participação dos jovens no processo eleitoral e na vida política do estado.

    Publicado em 22/04/2022
  • Tempo do podcast 00:25:01

    #54 – João tira férias, Nilda recua e os gestores distribuem os peixes em busca dos votos santos

    No episódio desta semana, Laerte Cerqueira e Angélica Nunes analisam os fatos que agitaram o cenário político-eleitoral. Entre os destaques, as férias de 10 dias do governador João Azevêdo (PSB), que estão dando o que falar na oposição, claro, e entre os governistas. A senadora Nilda Gondim (MDB), em entrevista à CBN, afirmou que se encontrou com o ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Mas, depois, emitiu nota negando o encontro. Na entrevista, falou ainda que pode se aliar aos Cunha Lima num eventual segundo turno. A repercussão da fala, o recuo e as consequências você acompanha também neste episódio. E os gestores, neste ano de eleição, turbinam a distribuição de peixe, principalmente em um período no qual a licitação nem é exigida. Numa conta rápida, são mais de R$ 4 milhões em peixes e outros produtos para doações. Aperta o play.

    Publicado em 14/04/2022
  • Tempo do podcast 00:30:14

    #53 – A batalha por mais mulheres candidatas e eleitas na política brasileira

    O Congresso Nacional promulgou, esta semana, a proposta que garante recursos do fundo eleitoral e do partidário para as mulheres candidatas. No mínimo, 30%. Esse percentual também deve ser respeitado para rateio do tempo de propaganda gratuita no rádio e na televisão. A distribuição deverá ser realizada conforme critérios definidos pelos respectivos órgãos de direção e pelas normas estatutárias, considerados a autonomia e o interesse partidário. E ainda, se o partido lançar mais que 30% de candidaturas femininas, o tempo de rádio e TV e os recursos devem aumentar na mesma proporção. Por outro lado, apesar de incentivar a participação das mulheres no processo eleitoral, a PEC também concede anistia aos partidos políticos, que não preencheram a cota mínima de recursos ou que não destinaram os valores de repasses por gênero e etnia em eleições ocorridas antes da promulgação da futura emenda constitucional. A anistia envolve sanções de qualquer natureza, inclusive de devolução de valores, multa ou suspensão de repasses do fundo partidário. Ou seja, esquece o que ficou para trás. Nesta edição do Papo Político, Laerte Cerqueira e Angélica Nunes discutem o tema como Victor Barreto, advogado eleitoral, Mestre em Direito pela UNB.

    Publicado em 08/04/2022
  • Tempo do podcast 00:37:25

    #52 – A punição do PT a Anísio e os últimos dias de “janela partidária” aberta

    Falta uma semana para o fechamento da “janela partidária” e as definições esquentam o cenário político-eleitoral da Paraíba. Entre os últimos movimentos, a decisão de Efraim Morais de deixar a Secretaria de Agricultura do governo João Azevêdo. Agora, com liberdade para ficar na base ou anunciar que Efraim Filho (União Brasil), pré-candidato ao Senado, integrará a chapa de oposição. O deputado Walber Virgulino vai para o PL e deixa o Patriotas; Tião Gomes anunciou que se abrigará no PSB. Teve ainda a debandada de tucanos. Mais à esquerda, a decisão do PT Nacional de punir Anísio Maia e outros, pela insubordinação em 2020, gerou muita polêmica. Com candidatura inviabilizada dentro do PT, Maia deve ir para o PSB ou PCdoB e levar colegas. A direção nacional emitiu nota e negou autoritarismo, apenas cumprimento de regras. A gente fala ainda das possíveis candidaturas do secretário de Saúde da PB, Geraldo Medeiros, e do Comandante-Geral da PM, Coronel Euller Chaves. Confira esses e outros detalhes da política paraibana neste episódio do Papo Político.

    Publicado em 25/03/2022
  • Tempo do podcast 00:33:57

    #51 – O protagonismo político dos jovens

    Uma pesquisa realizada pelo instituto DataSenado revela um dado desalentador (e desafiador): 70% dos jovens nordestinos entrevistados têm vergonha do seu país. Boa parte motivada pela atuação dos gestores públicos.  Nesse cenário, o direito ao voto acaba sendo uma ferramenta para que o jovem assuma o protagonismo no processo de escolha desses políticos.  Esta semana, a Justiça Eleitoral iniciou uma campanha para estimular que os jovens tirem o título eleitoral e votem nas Eleições Gerais de 2022.  Podem se alistar jovens a partir de 15 anos de idade, que terão completado 16 no dia 2 de outubro. Para esta faixa etária, o voto é facultativo. O interessado tem até o dia 4 de maio para realizar o processo. Neste episódio, falamos sobre esse protagonismo; sobre a importância da participação desses eleitores na construção de um país melhor para viver, menos desigual, e onde tenham mais orgulho e menos vergonha.  Nossa convidada é a coordenadora da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Vanessa do Egypto, que traz informações sobre os jovens eleitores paraibanos e mostra, com números, como eles são essenciais no ecossistema eleitoral. 

    Publicado em 18/03/2022
  • Tempo do podcast 00:32:04

    #50 – Mentiras sobre o sistema eleitoral do Brasil: o que você precisa saber para não ser enganado?

    Para confundir eleitores sobre o sistema eleitoral do Brasil, muita gente espalha desinformação. Cria cenários, situações fantasiosas. Mas provas, não têm nenhuma. Ano passado, no auge do debate sobre o assunto, uma Proposta de Emenda à Constituição, que queria a impressão do voto, chegou a ser analisada no Congresso, mas foi derrubada. Volta e meia, os questionamentos retornam e ganham destaque nas redes sociais, após declarações de alguns políticos. As provas da insegurança no sistema não aparecem.  Recentemente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou uma resolução para dar mais visibilidade aos procedimentos de segurança e relacionados à totalização dos votos no processo eleitoral.  As instituições, órgãos de controle e a sociedade estão sendo convocados a acompanhar para que não haja dúvidas sobre a segurança da votação eletrônica e, claro, para que menos pessoas sejam contaminadas pelas informações falsas.  Nesse podcast, a gente conversa com José Cassimiro, secretário de Tecnologia do TRE-PB. Ele desmonta as mentiras que você precisa saber para não ser enganado. O Papo Político está no ar.

    Publicado em 11/03/2022
  • Tempo do podcast 00:39:19

    #49 – Janela Partidária e Fundo Eleitoral: O que você tem a ver com isso?

    Esta semana foi a aberta a chamada “janela partidária”. Período destinado aos parlamentares brasileiros para trocarem de partido sem que sejam acusados de “infidelidade partidária”. Na Paraíba, as mudanças na Assembleia Legislativa devem passar dos 30% dos 36 parlamentares. Mas por que essa janela é tão importante para os políticos? E o que ela diz sobre “ideias e ideais” de nossos agentes públicos? Essas e outras repostas você terá neste episódio do Papo Político, que recebe o especialista em Direito Eleitoral, o advogado e professor Edísio Souto. Ele fala também sobre o “fundo eleitoral” de R$ 4,9 bilhões, retirado de nossos impostos, que será usado para financiar as campanhas eleitorais desse ano. Sobre o tema, algumas questões: por que a população tem que pagar a conta? E por que uma conta com este valor? Aperta o play que te apresentamos as repostas para todas essas perguntas e refletimos sobre muito mais. Em foco, claro, o processo político eleitoral de outubro. Hoje, com Laerte Cerqueira, está João Paulo Medeiros. Angélica Nunes, que compõe este núcleo, curte merecidas férias. Na verdade, “toma fôlego” para aguentar o que vem pela frente, neste ano de disputa “nas urnas”.

    Publicado em 04/03/2022
  • Tempo do podcast 00:24:43

    #48 – Eleições 2022 na PB: cenário da disputa se configurando

    Semana movimentadíssima na política paraibana. Todas as decisões focadas na construção do cenário eleitoral. Para muita gente, está tudo muito rápido. Para outros, o tempo é esse e não dá para esperar. Foi nesse ambiente de pressão que o Republicanos, partido que foi “turbinado”, anunciou apoio ao pré-candidato ao Senado, Efraim Filho (União Brasil). Parte do PT lançou a pré-candidatura ao Senado do ex-governador Ricardo Coutinho, e confirmou apoio a pré-candidatura de Veneziano Vital, do MDB.  Uma mudança de rota que oficializou o racha com o governador. João Azevêdo, por sua vez, não ficou só olhando: voltou ao PSB, com evento festivo, e presença de lideranças nacionais da legenda. Para completar a semana, a confirmação de que um “outsider” da politica, pastor Sérgio Queiroz, será candidato ao Senado.   Sem eventos partidários, mas em plena pré-campanha Pedro Cunha Lima (PSDB) e Nilvan Ferreira (PTB), entraram no debate por meio das redes sociais digitais. Já Aguinaldo Ribeiro (PP) continuou em silêncio, mas falando e articulando: nos bastidores.  Neste episódio do Papo Político, Laerte Cerqueira, Angélica Nunes e João Paulo Medeiros analisam as decisões, falam das repercussões e possíveis desdobramentos dos anúncios da semana.

    Publicado em 25/02/2022
  • Tempo do podcast 00:35:39

    #47 – Eleições 2022: a propaganda nas redes sociais digitais

    As disputas eleitorais que têm desfecho em outubro e novembro deste ano “já estão quentes” e uma certeza já se impõe: a permanência de uma polarização política, local e nacionalmente, registrada em 2018, que move muitas paixões.  A carga emocional da eleição gera estímulo à proliferação de informações baseadas nas próprias convicções e menos nos fatos, números, documentos e instituições legitimadas. O resultado, quase sempre, é o enfraquecimento do processo eleitoral, por meio de propaganda com falsas informações, ilegalidades virtuais e dificuldade de fiscalizar os desvios éticos, que podem influenciar no futuro do país ou de um estado. Neste episódio do Papo Político, recebemos o especialista em Direito Eleitoral, o advogado Ricardo Sérvulo. Ele fala sobre regras da propaganda eleitoral nas redes sociais digitais e desafios para Justiça Eleitoral e órgãos de fiscalização. A conversa é com Laerte Cerqueira, Angélica Nunes e João Paulo Medeiros.

    Publicado em 18/02/2022
  • #46 – Eleições 2022: as federações partidárias e seus impactos

    O fim do prazo para o registro de federações partidárias válidas para as eleições deste ano será 31 de maio. Foi o que decidiu o Supremo Tribunal Federal. As federações foram criadas em setembro de 2021, alterando a Lei dos Partidos Políticos. Pelo texto, as legendas podem se unir para apresentação de candidatos majoritários, como presidente, governador ou senador; ou proporcionais, deputados estaduais e federais. Mas qual impacto dessas federações nas eleições deste ano? São boas? Ruins? Dão força à nossa democracia ou é mais do mesmo, com outra forma de manter o fisiologismo e o caciquismo? Quem responde pra gente é o especialista em Direito Eleitoral Marcelo Weick. Ele bate um papo com Laerte Cerqueira, João Paulo Medeiros e Angélica Nunes. Se você quer entender de vez, aperta o play.

    Publicado em 11/02/2022
  • Tempo do podcast 00:36:46

    #45 – Eleições 2022: os passos de Cartaxo e Romero

    Neste episódio, Laerte Cerqueira e Angélica Nunes repercutem os últimos passos dos ex-prefeitos Luciano Cartaxo (PT), de João Pessoa, e Romero Rodrigues (PSD), de Campina Grande, de olho nas eleições do ano que vem. Cartaxo volta para o PT e vai tentar construir um candidatura ao governo do estado, com apoio de Lula. Romero Rodrigues recua, anuncia por meio de carta que não será candidato a governador e foca numa candidatura a deputado federal. Entre as repercussões, o PSDB pode anunciar o deputado federal Pedro Cunha Lima como candidato ao governo; e Cartaxo, que precisava de um grupo para se fortalecer no embate, vai tentar mobilizar a militância, “colado” no cabo eleitoral do momento, o ex-presidente Lula. Tem ainda as avaliações divergentes de integrantes do diretório estadual, como Jackson Macêdo (presidente), e Charlinton Machado.

    Publicado em 17/12/2021
  • Tempo do podcast 00:35:57

    #44 – Combate à corrupção: avanços e retrocessos

    No rastro do Dia Internacional de Combate à Corrupção, 09 de dezembro, Laerte Cerqueira e Angélica Nunes abrem espaço para o debate sobre os avanços, retrocessos e expectativas nessa luta. Este primeiro episódio sobre o assunto tem a participação de Ricardo Wagner, controlador-geral de Campina Grande e auditor Controladoria-Geral da União; e falas da procuradora da República, Janaína Andrade, sobre as mudanças na Lei de Improbidade; do promotor Otávio Paulo Neto, que registra o lançamento de um novo portal de controle social, em parceira com o Fisco; e, ainda, o jornalista João Paulo Medeiros, destacando o papel da imprensa nessa batalha da sociedade.

    Publicado em 10/12/2021
  • Tempo do podcast 00:41:06

    #43 – Energias solar e eólica: o trabalho das instituições de ensino superior da Paraíba

    Neste episádio, Laerte Cerqueira conversa com Ricélia Marinho, professora da UFCG e membra do Comitê de Energias Renováveis do Semiárido (Cersa) e Walmeran Trindade, professor do IFPB, em João Pessoa. O papo é sobre as contribuições das Instituições de Ensino Superior (IES) na Paraíba no desenvolvimento das energias solar e eólica no estado. Eles explicam como ações de professores e pesquisadores são relevantes na capacitação profissional, no melhor uso dos recursos naturais, passando pelo debate sobre impactos socioambientais. E mais: falam sobre a implantação de projetos em associações e cooperativas e a disposição para elabora políticas públicas, ajudar legisladores a criar normas, que valorizem os recursos de maneira sustentável e de maneira, realmente, transformadora.

    Publicado em 03/12/2021
  • Tempo do podcast 00:36:15

    #42 – Déficit habitacional e ocupações urbanas

    Neste episódio, Laerte Cerqueira, Angélica Nunes e João Paulo Medeiros conversam com o professor da pós-graduação em Geografia da UFPB e pesquisador do Observatório das Metrópoles, Alexandre Sabino. Ele fala sobre déficit habitacional na Paraíba e as formas de ocupação do espaço urbano, nas grandes e pequenas cidades. O debate sobre o tema veio à tona após a retirada centenas de famílias da Comunidade Dubai I, em Mangabeira, João Pessoa, no início desta semana. Elas foram retiradas do local por determinação da Justiça, com alegação de que estava sendo cometido crime ambiental. Na operação, a polícia identificou a presença de traficantes e criminosos na área. Mas trabalhadores e trabalhadoras, crianças e adolescentes, vulneráreis socialmente, eram a maioria, que foi levada para ginásios e escolas. Para o pesquisador, essas pessoas são vítimas da omissão do poder público que não dá condições para elas comprarem uma casa, nem muito menos pagar o aluguel para uma vida digna.

    Publicado em 26/11/2021
  • Tempo do podcast 00:25:04

    #41 – Segundo fim de ano na pandemia: o que esperar?

    As festas de fim de ano começam a marcar as datas no calendário. É o segundo ano em meio à pandemia. E desta vez, com dois diferenciais: vacinação avançada e uma população “bem mais flexível” com relação aos protocolos de proteção contra a Covid-19. Neste episódio, João Paulo Medeiros e Angélica Nunes conversam com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros. O papo é um alerta sobre o que pode acontecer se a população descuidar. No fim deste mês, por exemplo, já tem vaquejada para milhares no interior. Festas com grandes artistas no brejo. O MP faz acordos para evitar excessos. Mas o que esperar das festas de famílias, das confraternizações, dos passeios nas ruas com as cidades iluminadas? Qual o papel da população no controle da doença em uma período no qual estar perto, junto faz um bem danado?

    Publicado em 19/11/2021
  • Tempo do podcast 00:41:07

    #40 – Impacto da inflação e dos impostos na vida dos mais pobres

    Neste episódio, Laerte Cerqueira e João Paulo Medeiros conduzem uma conversa sobre a relação da política, inflação e tributos. Qual o peso da alta de preços e dos impostos na vida de quem tem uma renda menor, dos mais pobres? E qual a relação das decisões políticas no orçamento de quem é mais vulnerável financeiramente? Participam desse papo o advogado tributarista, com mestrado em Direito Tributário, Felipe Crisanto, e o professor universitário, psicólogo e ex-reitor da UEPB, Rangel Júnior, que explicam o cenário atual no qual se discute reforma tributária, efeitos da crise política na economia e no aumento da desigualdade social. 

    Publicado em 12/11/2021
  • Tempo do podcast 00:34:32

    #39 – Incertezas do Bolsa Família

    Neste episódio, Laerte Cerqueira, Angélica Nunes e João Paulo Medeiros falam com especialistas sobre o Auxílio Brasil, o novo Bolsa Família. Os convidados são o secretário de Desenvolvimento Humano da Paraíba, Tibério Limeira, e o sociólogo e professor da UFCG, Lemuel Guerra. Eles dialogam sobre a importância dos programas de transferência de renda, o perigo da incertezas num momento de mais vulnerabilidade social. Você também vai entender como o Governo Federal tenta abrir espaço no orçamento de 2022 para pagar o benefício. Do outro lado, a apreensão toma conta de quem precisa do dinheiro e de gestores (estaduais e municipais) que ainda não sabem 'o que vai acontecer'.

    Publicado em 05/11/2021
  • Tempo do podcast 00:35:48

    #38 – A “pancada” do preço dos combustíveis

    Neste episódio, o assunto "preço dos combustíveis" pede passagem e é o tema da conversa. Os jornalistas Laerte Cerqueira, Angélica Nunes e João Paulo Medeiros recebem o advogado tributarista Jurandi Eufrazino e o economista Cássio Besarria para debater sobre a composição do preço dos combustíveis no Brasil, a política de reajuste da Petrobras, o peso dos impostos. Também analisam o cenário, as perspectivas e as "responsabilidades". O que o governo federal pode fazer? E os governadores, como podem contribuir? Um papo leve e didático para você saber porque a gasolina, o álcool, diesel, e tudo que depende deles, estão pesando tanto no bolso e corroendo as contas.

    Publicado em 29/10/2021
  • Tempo do podcast 00:29:52

    #37 – Queiroga, o político

    Neste episódio, Laerte Cerqueira, Angélica Nunes e João Paulo Medeiros comentam o futuro da relação de Bolsonaro com alguns políticos paraibanos depois da última visita do presidente ao Sertão. Tem ainda a análise do discurso de Queiroga, que assume lado pré-candidato e faz um pronunciamento duro contra adversários do governo. O efeito do novo Bolsa Família, de R$ 400,00, na popularidade do presidente e a “licença para gastar” de Paulo Guedes. E as prévias do PSDB trazem Dória à Paraíba.

    Publicado em 22/10/2021
  • Tempo do podcast 00:35:28

    #36 – A polêmica do ICMS

    Neste episódio, Laerte Cerqueira, Angélica Nunes e João Paulo Medeiros falam sobre as possíveis consequências no cenário político paraibano com uma eventual ida de Bolsonaro para o PP. Os governadores já se preparam para recorrer ao STF, se projeto do “ICMS fixo” aprovado pela Câmara dos Deputados passar pelo Senado. E mais: uma semana de pressão dos MPs para derrubar a PEC da Vingança. Na participação de Silvio Osias, uma análise sobre a falta de “projeto de país” do governo Bolsonaro.

    Publicado em 15/10/2021
  • Tempo do podcast 00:42:21

    #35 – Estremecimento em Campina

    Nesse episódio, Laerte Cerqueira, Angélica Nunes e João Paulo Medeiros comentam o “moído grande” em Campina Grande que estremece a relação entre o governador João Azevêdo e o grupo do senador Veneziano Vital do Rêgo. A polêmica sobre 'passaporte da vacina'. O projeto foi para sanção, mas govenador já disse que vai vetar artigos. O avanço no Congresso Nacional para enfraquecer os crimes de improbidade e o própria autonomia do Ministério Público. Tem ainda a busca por uma terceira via para fazer frente à polarização Lula-Bolsonaro. O jornalista Silvio Osias comenta. E a repercussão do veto do presidente ao projeto da “pobreza menstrual”.

    Publicado em 08/10/2021
  • Tempo do podcast 00:28:49

    #34 – Volta ao PT

    Neste episódio, Angélica Nunes e João Paulo Medeiros fazem uma análise sobre o retorno do ex-governador Ricardo Coutinho ao seu antigo, o PT. Lula já avisou que não vai deixar "um companheiro na beira da estrada". A dificuldade do surgimento de uma terceira via é o tema do comentário do jornalista Sílvio Osias. Também em debate, as modificações na Lei de Improbidade que tramita no Congresso Nacional e o excesso de contratações sem vínculo na Paraíba, com gente ganhando mais do que o governador.

    Publicado em 01/10/2021
  • Tempo do podcast 00:47:28

    #33 – Coligações sepultadas. E agora?

    Neste episódio, Laerte Cerqueira, Angélica Nunes e João Paulo Medeiros falam sobre o rastro que Bolsonaro e a comitiva brasileira deixaram após participação na conferência da ONU, assunto dos comentários do jornalista Silvio Osias e do cientista político Augusto Teixeira. O presidente mostra preocupação com a crise energética e pede que brasileiros tomem banho frio e subam escadas. A Reforma Administrativa entra na pauta do Congresso e eleva discussão sobre futuro do serviço público. Confira também a decisão do Senado de não voltar com as coligações. Como isso vai afetar o cenário político da Paraíba? E ainda: as movimentações ou paradas dos atores políticos paraibanos de olho em 2022.

    Publicado em 24/09/2021
  • #32 – Adolescentes sem vacinas

    Neste episódio, Laerte Cerqueira e João Paulo Medeiros comentam sobre repercussão política da decisão do Mistério da Saúde em suspender a vacinação de adolescentes sem comorbidades (e sem avisar aos gestores dos estados). Destacam pontos do novo Código Eleitoral que passou pela Câmara dos Deputados, mas pode ficar no meio do caminho, no Senado. E mais: relatório do TCE que revela o que todos já sabemos: excesso de servidores contratados, sem concurso público, nas prefeituras paraibanas. E ainda: as perdas de mandato provocadas por candidaturas laranja. E o jornalista Silvio Osias destaca o centenário de Paulo Freire, o patrono da educação brasileira.

    Publicado em 17/09/2021
  • Tempo do podcast 00:34:00

    #31 – Ataque e recuo do presidente

    Neste episódio, Laerte Cerqueira e João Paulo Medeiros comentam sobre a semana turbulenta, em Brasília, as consequências dos ataques do presidente Jair Bolsonaro às instituições, no 7 de setembro, o recuo e as “respostas” dos ministros do STF. O jornalista Silvio Osias destaca o assunto. Tem ainda a repercussão dos “conflitos” da política brasileira no cenário paraibano. Senadores vão apresentar na próxima semana PEC com eleição presidencial de 3 candidatos no 2º turno. Será que passa? O MBL da Paraíba promove ato contra Bolsonaro em João Pessoa. E ainda: a nova eleição para escolher o prefeito de Gado Bravo, no Agreste. Este episódio, também tem a participação da jornalista Fernanda Souza, que fala do avanço da variante Delta na Paraíba.

    Publicado em 10/09/2021
  • Tempo do podcast 00:40:51

    #30 – 7 de setembro de Bolsonaro

    Neste episódio, Laerte Cerqueira, Angélica Nunes e João Paulo Medeiros falam da “apropriação desvirtuada” do 7 de setembro, dia da independência do Brasil. Bolsonaristas dizem que vão às ruas e opositores querem revidar. Esse é o assunto do comentário do jornalista Silvio Osias. E os boatos da saída de Queiroga do Ministério da Saúde. A semana de denúncias nas Operações Calvário, Xeque-Mate e Papel Timbrado. E ainda as movimentações das eleições de 2022, temos Veneziano livre para decidir se o MDB terá candidatura própria, e “Os Ribeiro” se afastando do bolsonarismo. E a pressão de alguns deputados estaduais para que mudem de ideia e votem a favor das coligações partidárias.

    Publicado em 03/09/2021
  • Tempo do podcast 00:32:02

    #29 – Lula e os governadores do Nordeste

    Neste episódio, Laerte Cerqueira, Angélica Nunes e João Paulo Medeiros comentam o saldo da reunião dos governadores do Nordeste, em […]

    Publicado em 27/08/2021
  • Tempo do podcast 00:30:18

    #28 – Senado barra coligações?

    Neste episódio, Laerte Cerqueira, Angélica Nunes e João Paulo Medeiros comentam a aprovação na Câmara dos Deputados das coligações partidárias e novas regras eleitorais; a expectativa, agora, é para da análise dos pontos no Senado. Tem ainda os desdobramentos das decisões do TCE, com relação às contas do ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), e do ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV). E as movimentações do governador João Azevêdo (Cidadania) no interior do estado, com agenda oficial de governo, e articulações para 2022.

    Publicado em 20/08/2021
  • Tempo do podcast 00:30:44

    #27 – Manobras na Reforma Eleitoral

    Neste episódio, os jornalistas Laerte Cerqueira, Angélica Nunes e João Paulo Medeiros comentam as manobras dos deputados federais para aprovação de novas regras eleitorais para o ano que vem. As discussões foram de “distritão' ao plebiscito. O especialista em Direito Eleitoral Eduardo Costa comenta. O enterro do voto impresso depois de muita polêmica e acusações, sem provas ou fundamentos, de fraudes. TSE e TRE's vão realizar eventos e tomar medidas para ampliar a transparência, tirar dúvidas e diminuir desconfiança alimentadas contra as urnas eletrônicas. E ainda: ex-governador Ricardo Coutinho sinaliza para chapa com Veneziano e Luciano Cartaxo para 2022 e diz que será candidato ao Senado pelo PT. Na Câmara de João Pessoa, tem CPI da Banda Larga no gatilho. Para onde ela vai?

    Publicado em 13/08/2021
  • Tempo do podcast 00:36:32

    #26 – Ofensiva contra voto impresso

    Neste episódio, Laerte Cerqueira, Angélica Nunes e João Paulo Medeiros comentam os desdobramentos das reuniões do ex-presidente Lula e lideranças nacionais do PT com os políticos paraibanos Ricardo Coutinho, Luciano Cartaxo e Veneziano Vital do Rêgo. Em Brasília, o presidente do STF, Luiz Fux, reage a ataques de Bolsonaro a ministros do Supremo e ao sistema eleitoral. Assunto da participação do jornalista Silvio Osias. As mentiras do presidente sobre “fraudes” viram alvo de inquérito. E mais: a derrota do governo e do voto impresso na Comissão Especial. Empresários e lideranças políticas e religiosas divulgam manifesto em defesa das eleições e da Justiça Eleitoral. Tem ainda: a votação do projeto da privatização dos Correios, com a ausência dos paraibanos.

    Publicado em 06/08/2021
  • #25 – Cenário eleitoral da Paraíba

    Neste episódio, Laerte Cerqueira, Angélica Nunes e João Paulo Medeiros destacam a movimentação dos partidos da Paraíba de olho nas eleições do ano que vem. O PSDB decide por Romero Rodrigues. O PT pode receber Ricardo Coutinho e parlamentares do PSB, o MDB se divide. Em Brasília, após três anos falando em 'fraudes eleitorais', Bolsonaro faz live com notícias falsas e admite não ter provas das acusações. E mais: Ciro Nogueira assume Casa Civil e coloca o “centrão” na articulação do governo. Para finalizar: Silvio Osias registra o “incêndio” em parte da memória do cinema brasileiro.

    Publicado em 30/07/2021
  • Tempo do podcast 00:34:03

    #24 – Bolsonaro é centro

    Neste episódio, as repercussões na Paraíba dos fatos políticos que esquentaram Brasília esta semana. Na lista, o abraço de Bolsonaro no 'centrão' e a suposta ameaça do ministro da Defesa à eleição de 2022, caso não tenha voto impresso - assunto da participação do jornalista Sílvio Osias. Tem ainda o movimento do MDB da Paraíba para ganhar espaço no governo e nas eleições do ano que vem. A estratégia de Romero para ampliar o seu eleitorado. E mais: insatisfeito com a decisão judicial, secretário de Saúde de João Pessoa quer reunião para defender o uso de segunda dose como primeira.

    Publicado em 23/07/2021
  • Tempo do podcast 00:44:04

    #23 – Fundão eleitoral vitaminado

    Neste episódio, Laerte Cerqueira e Angélica Nunes comentam a aprovação de uma emenda à LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias, que deu uma 'turbinada' no fundo partidário para o ano que vem. Os novos decretos, do estado e de municípios paraibanos. O uso das vacinas D2 como D1, avalizado pelas autoridades de Saúde. Tem ainda a ascensão do Clã Santos/Limeira na cultura do estado - Silvio Osias comenta. E os movimentos políticos de Brasília que vão mexer com o cenário eleitoral paraibano.

    Publicado em 16/07/2021

Mais lidas

  • #1

    Mercado em Movimento: experiência do consumidor

  • #2

    Cultura Digital: novo recurso da Alexa

  • #3

    Campinense agiu rápido e deve jogar no domingo

  • #4

    O que se diz por aí: o uso do verbo estar

  • #5

    Consultório CBN: diabetes

    • Notícias
    • Programação
    • Futebol
    • Ouça Ao Vivo
    • Anuncie
    • Colunista
    • Podcasts
    • Contato

    Acompanhe também pelo

    © 2022 CBN Paraíba
    Redação: 83 2106 1860
    Whatsapp 83 98132 4088

    • Tv Cabo Branco
    • Tv Paraíba
    • G1 Paraíba
    • Globo Esporte Paraíba
    • Jornal da Paraíba
    • Rádio Cabo Branco FM
    Nosso site utiliza cookies e realiza coleta de dados para garantir que você tenha a melhor experiência de navegação. Se você concorda com a nossa Política de Privacidade aceite os termos e continue navegando.AceitoPolítica de Privacidade